Quando as mulheres estão tentando engravidar por um longo período é comum que surja um sentimento de culpa. Muitas tentantes depois de algum tempo começam a sentir que não são capazes ou merecedoras de gerar uma criança e se sentem culpadas por isso.
Mas como você pode ajudar? Seja apoio! Confira:
– Seja apoio: Pessoas lidam com a infertilidade de diferentes maneiras. Oferecer suporte é o passo inicial. Ofereça colo se a pessoa quiser desabafar, ofereça companhia se ela se sentir sozinha;
– Não ignore o assunto: Não faça de conta que não sabe o que a pessoa está vivendo. Pergunte de forma delicada e não invasiva se ela quer falar sobre o assunto antes de iniciar uma conversa e respeite caso ela não queira;
– Incentive a buscar ajuda: Muitas tentantes passam pela fase de negação, achando que são incapazes e não buscam a ajuda de um especialista. Ofereça companhia para a consulta se ela se sentir insegura.
Escute sua amiga com atenção! Olhe nos olhos, demonstre interesse no que ela está falando. Seja gentil em acolher suas emoções e gere conexão.
Conexão é empatia. Conexão é oferecer um espaço para escutar genuinamente o outro. É tentar se colocar na pele do outro em determinada situação. Esta não é uma tarefa fácil.
Você tem ou já teve uma amiga tentante?
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.