O Tratamento De Reprodução Assistida Dói?

Em determinados momentos do tratamento, algumas pacientes manifestam certo desconforto físico. Mas na grande maioria das vezes não é doloroso!

A medicação hormonal usada para amadurecer os folículos e liberar óvulos pode causar um pouco de cólica e inchaço abdominal, inclusive até 2 a 3 dias após a captação de óvulos.

Quando necessário, utilizamos uma medicação analgésica para aliviar a dor.

Na coleta de óvulos, aplicamos anestesia para que a paciente fique o mais confortável possível, e algumas mulheres declaram sentir uma dor semelhante à cólica menstrual nos dias que se seguem.

As injeções são aplicadas com agulha de insulina e geralmente não doem. Algumas pacientes, porém, relatam que algumas medicações ardem um pouco na hora da aplicação.

Não se trata, porém, de um desconforto intolerável que possa chegar a inviabilizar o procedimento. Você conhece alguém que já passou por isso?

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share: