A FIV (fertilização in vitro) é uma das principais técnicas da reprodução assistida, que consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, dando origem a embriões que serão transferidos, posteriormente, para o útero da mulher.
É um procedimento de alta complexidade, uma vez que necessita de um maior acompanhamento médico, utilização de medicamentos para estimulação ovariana e estrutura laboratorial para promover o encontro do óvulo com o espermatozoide fora do corpo da mulher.
UM TRATAMENTO FANTÁSTICO
Como funciona a Fertilização In Vitro?
O tratamento consiste em etapas quatro bem definidas: indução da ovulação, coleta de óvulos e espermatozoides, fertilização em laboratório e transferência dos embriões para o útero.
Iniciando com o estímulo da ovulação através do uso de medicações indutoras da ovulação, se acompanha o desenvolvimento folicular por ultrassonografia seriada até a coleta dos óvulos. No mesmo dia da coleta dos óvulos, também é realizada a coleta do sêmen. Então, manipula-se os gametas (óvulos e espermatozoides) para fertilização.
Posteriormente a fertilização, o médico, junto aos embriologistas, acompanha o desenvolvimento embrionário até o embrião estar apto, em estágio adequado, para transferência embrionária após o preparo do endométrio.
Em caso de sucesso do tratamento, será feito um exame de ultrassom com 6 semanas de gravidez para confirmar a gestação clínica e se inicia o acompanhamento inicial da gravidez.
A DÚVIDA PRINCIPAL
Quem pode fazer a Fertilização In Vitro?
A Fertilização In Vitro é indicada para mulheres acima de 35 anos em casos de alterações tubárias, alterações hormonais da mulher, endometriose, alterações seminais e infertilidade sem causa aparente, assim como nos casos de problemas com os espermatozoides do homem.
Além disso, é uma opção para casais que não obtiveram sucesso com outros tratamentos e é a melhor opção para mulheres com idades avançadas que desejam engravidar, já que oferece a maior taxa de sucesso da medicina reprodutiva.
GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA
Dra. Silvia Joly Mattos
Com mais de 23 anos de experiência na área Ginecológica na cidade de Campinas/SP, a Dra. Silvia Joly Mattos possui formação em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM/UNICAMP, onde também se especializou em Infertilidade Conjugal.
Possui Título de Especialista em Laparoscopia e Histeroscopia e Pós-Graduação pela UNICAMP, tendo o título de Mestre em Tocoginecologia com Dissertação na área de Infertilidade. Na área de Reprodução Humana, possui o Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva).
ENTRE EM CONTATO
Marque sua Consulta
Em breve minha equipe de atendimento entrará em contato.