A doação de óvulos é um procedimento da reprodução assistida que viabiliza a gravidez a mulheres impossibilitadas de engravidar com seus próprios óvulos, devido à ausência de ovulação ou a produção de óvulos de baixa qualidade.
O processo de ovodoação (como o procedimento também é conhecido) é parte importante da FIV (fertilização in vitro), onde os espermatozoides do homem e os óvulos são fertilizados em laboratório.
Geralmente, o óvulo é doado e o espermatozoide utilizado é do parceiro, embora o gameta masculino também possa ser oriundo de doação.
A DÚVIDA PRINCIPAL
Quem pode fazer a Doação de Óvulos?
No Brasil esse tratamento é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina, mas é proibido o caráter lucrativo ou comercial e as doadoras não devem conhecer a identidade das receptoras e vice-versa.
Para ser uma doadora de óvulos, a mulher realiza uma série de exames específicos sobre a reserva ovariana. Responde também a um questionário sobre estilo de vida, características pessoais e saúde.
Caso o perfil seja compatível com uma receptora, inicia-se uma série de exames para certificar que não existem problemas de saúde e, em seguida, já pode programar o início do tratamento para a coleta dos óvulos.
Alguns requisitos são necessários, como ter entre 18 a 35 anos, ser saudável e não ter nenhuma doença de transmissão sexual ou genética e se casada, deve contar com o consentimento do parceiro.
UMA AÇÃO NOBRE
Como funciona a Doação de Óvulos?
Inicialmente, a doadora e a receptora passam por um processo de indução da ovulação ao mesmo tempo. Através da administração de hormônios (estrogênio e progesterona), a receptora prepara seu endométrio para receber embriões.
Quando os folículos atingem o tamanho ideal, é realizada uma coleta por meio de punção e aspiração folicular. Caso a mulher tenha realizado a doação unicamente com caráter voluntário, o processo se encerra nesta etapa.
A menstruação deve ocorrer em alguns dias após a coleta dos óvulos e não serão necessários exames ou procedimentos após.
Já nos casos em que a paciente doadora também está em tratamento, as próximas etapas do tratamento podem ser realizadas normalmente, conforme planejado previamente junto com seu médico.
Por fim, é feita a transferência, que é a introdução dos embriões previamente selecionados no útero mediante um cateter guiado por ultrassonografia. O teste de gravidez é realizado cerca de 10 dias depois.
GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA
Dra. Silvia Joly Mattos
Com mais de 23 anos de experiência na área Ginecológica na cidade de Campinas/SP, a Dra. Silvia Joly Mattos possui formação em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM/UNICAMP, onde também se especializou em Infertilidade Conjugal.
Possui Título de Especialista em Laparoscopia e Histeroscopia e Pós-Graduação pela UNICAMP, tendo o título de Mestre em Tocoginecologia com Dissertação na área de Infertilidade. Na área de Reprodução Humana, possui o Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva).
ENTRE EM CONTATO
Marque sua Consulta
Em breve minha equipe de atendimento entrará em contato.