Pólipos Uterinos Afetam A Fertilidade?

Algo que traz muita preocupação às mulheres é o fato de que a formação do pólipo uterino pode ter relação com casos de infertilidade, dificultando a gravidez.

Isso porque a presença dessa lesão é capaz de prejudicar a fixação do embrião no endométrio, ou seja, a nidação. A gravidez só ocorre quando o espermatozoide fecunda o óvulo feminino, formando um embrião que se fixará na parede uterina durante a nidação.

Logo, sem a devida fixação no endométrio, a gestação não tem como prosseguir. Vale ressaltar, entretanto, que essa interferência do pólipo no processo de implantação embrionária não é uma regra.

Devemos levar em consideração também outros fatores, como o seu tamanho e localização. Além disso, é bom dizer que as mulheres podem apresentar apenas um pólipo ou múltiplos. De todos os casos, somente de 1% a 3% se transformam em células malignas, fator que pode gerar um câncer. A maioria, portanto, é benigna.

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share: