Muitas são as dúvidas sobre as técnicas de reprodução assistida, por isso separamos algumas das 4 principais perguntas que recebemos sobre o tema para entrar 2022 com tudo esclarecido!
Vamos lá:
O uso dos hormônios na fertilização pode trazer algum problema? Não! As medicações são utilizadas por curtos intervalos de tempo e podem inclusive ser utilizadas por paciente em vigência de câncer nos processos de congelamento de óvulos.
A fertilização causa menopausa antes do tempo? Não! A estimulação ovariana consegue “angariar” apenas os óvulos naquele ciclo. Não sendo possível antecipar óvulos de ciclos subsequentes, não há risco de antecipar a falência ovariana.
Quais as chances de sucesso na FIV? Variam conforme as causas da infertilidade e a idade da paciente. Infelizmente nunca consegue-se alcançar os 100% de sucesso, e nas melhores hipóteses atinge-se de 50% a 60%.
Há diferença entre inseminação e fertilização? Na inseminação, o sêmen é preparado e injetado diretamente no útero da paciente, um processo mais semelhante a gestação natural. Já na fertilização, os óvulos são coletados e fertilizados de forma artificial.
Lembrando que toda e qualquer dúvida, você pode esclarecer com o especialista, que vai avaliar o seu caso como um todo para te ajudar. Já agendou a sua consulta?
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.