coito programado

Coito programado: o que você precisa saber

O coito programado é uma técnica de baixa complexidade que consiste na indução da ovulação (com medicamentos indutores orais ou injetáveis) e no acompanhamento seriado de ultrassonografia para acompanhar o crescimento folicular.

Os folículos no início do ciclo são pequenos e imaturos. Porém, com o uso dos indutores, a tendência é que 1 ou mais folículos comecem a crescer e os óvulos que ali estão em fase de repouso, comecem a ativar seu desenvolvimento e amadurecer.

A técnica é indicada principalmente para casais em que as mulheres possuem ciclos menstruais irregulares, alterações hormonais, pacientes com síndrome do ovário policístico e algumas outras situações.

Nos tratamentos de baixa complexidade como o coito programado, a fertilização ocorre no próprio organismo e não necessita de uma estrutura de laboratório complexa nem ambiente cirúrgico para sua realização.

Para definirmos o melhor tratamento é importante uma avaliação completa do casal, onde uma pesquisa da fertilidade funciona muito bem antes da indicação de um determinado tratamento para que as taxas de sucesso sejam ainda maiores.

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share: