azoospermia

Azoospermia: Você já ouviu falar?

A azoospermia nada mais é do que a falta de espermatozoides no sêmen e que pode ser classificada em dois tipos: obstrutiva e não obstrutiva.

– Obstrutiva: Se manifesta devido a um bloqueio do sistema de transporte do esperma, como: Vasectomia, anormalidades pós-cirurgias ou obstruções congênitas são algumas das possíveis causas.

– Não obstrutiva: É uma falha na produção de espermatozoides devido a distúrbios hormonais, genéticos ou a danos no tecido testicular. Neste caso, a chance de haver espermatozoides nos testículos depende da causa exata do problema, sendo necessário, em alguns casos, realizar uma biópsia testicular.

Mas será que um diagnóstico como esse significa o fim do sonho de ter filhos? Não!

De acordo com o tipo e a causa da azoospermia é possível sim, realizar o sonho da paternidade. Depois de uma avaliação especializada poderemos saber qual o melhor tratamento para conseguirmos a gestação.

Em alguns casos podemos pensar em cirurgia, fertilização in vitro ou doação de gametas. Você conhecia essa causa de infertilidade masculina?

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Tags:
Share: