anticoncepcional

Anticoncepcional: O uso afeta a fertilidade?

Essa é uma dúvida bastante comum e vale lembrar sempre que a resposta é não, de modo geral a utilização prolongada de anticoncepcional não compromete uma futura gravidez.

Estudos já apontam que não há evidências de que o uso em longo prazo da pílula, ou de outros métodos, traga prejuízos na hora de tentar conceber!

O que pode acontecer é que, após cessar a utilização de anticoncepcionais, embora em alguns casos o retorno da fertilidade seja imediato, em outros a mulher pode ter que esperar alguns meses para voltar a ovular normalmente.

Muitas vezes, isso vai depender do método contraceptivo que foi utilizado, essa regularização do ciclo pode demorar meses.

Agora, se você interrompeu o anticoncepcional e já se passaram mais de 12 meses de tentativas, mas nada ainda de engravidar, é importante consultar um especialista em reprodução humana. Se você tem mais de 35 anos, aguardar no máximo 6 meses para procurar ajuda.

É primordial que seja feita uma investigação tanto da fertilidade feminina quanto da masculina.

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share: