Para muitos casais que possuem o diagnóstico da infertilidade, a FIV (Fertilização In Vitro) representa uma esperança para conseguir um filho. É muito frustrante quando todas as expectativas são depositadas e os esforços acabam indo em vão.
Para entendermos as causas de falha de uma FIV, precisamos falar sobre as limitações biológicas: a chance de gestação espontânea é limitada, e a idade da mulher é um fator importante. A idade avançada aumenta o risco de alterações genéticas no embrião, responsável pela maioria das limitações.
Infelizmente não é possível modificar o patrimônio genético, ou seja, continuamos a produzir embriões comprometidos geneticamente, e essa é apenas uma das causas de falha na FIV.
Se a transferência está ocorrendo de forma adequada, o especialista fará todos os exames necessários para investigação de falhas na FIV. Assim, pode utilizar estratégias para tentar diminuir a chance de falha em um novo ciclo de FIV.
Convém colocar os dois pés no chão e tentar manter a cabeça aberta neste início de tentativas para que tudo dê certo. Você já sofreu com alguma falha na FIV?
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.