Você sabe como funciona a embolização de miomas?
Os miomas uterinos são tumores pélvicos benignos nas paredes do útero. São relativamente comuns e, na maioria dos casos, não provocam sintomas, no entanto algumas mulheres podem relatar cólica, sangramentos ou dificuldade para engravidar.
A embolização de miomas é uma técnica minimamente invasiva, mas não é indicada pra quem pretende engravidar.
Uma vez que o mioma é nutrido por sangue proveniente de uma artéria, a oclusão da artéria interrompe o suprimento de sangue ao tumor, causando a sua degeneração. ⠀
O procedimento é feito com um equipamento de radioscopia digital, que através de uma pequena incisão, libera microesferas na artéria que está nutrindo o tumor, que interrompem o fluxo que alimenta a embolização uterina, fazendo com que eles regridam ou desapareçam.
Se você foi diagnosticada com miomas, converse com seu médico. A escolha entre as técnicas é uma decisão conjunta entre a paciente e seu ginecologista. Conhece alguém que tem ou já teve miomas?
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.