óvulos ou embriões

Óvulos ou embriões: o que congelar?

Óvulos ou embriões? O que é melhor congelar?

No caso dos embriões, o procedimento é indicado quando existe um número excedente e de boa qualidade após um tratamento de fertilização in vitro.

A grande vantagem no congelamento de embriões está em proporcionar às pacientes uma chance adicional de engravidar caso haja embriões excedentes. Nesse caso, não tem mais a necessidade de passar novamente pelo processo de estímulo ovariano.

Outra indicação são os casos de risco para o desenvolvimento da síndrome de hiperestímulo ovariano.

Já no caso dos óvulos, a indicação se dá quando não há uma previsão para a gravidez ou para mulheres que serão submetidas a tratamentos oncológicos de quimioterapia e radioterapia.

Uma vez que esses tratamentos e a idade avançada são prejudiciais para a qualidade do óvulo, o congelamento de óvulos dá a oportunidade para que essas mulheres sejam mães no futuro.

Como quase tudo na área de reprodução humana, essa é uma decisão que deve ser analisada caso a caso. Você já conversou com o seu médico sobre as suas possibilidades e se congelar óvulos ou embriões é a melhor opção para o seu caso?

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share: