Engana-se quem pensa que a infertilidade masculina é causada exclusivamente por doenças ou alterações genéticas. Alguns hábitos podem afetar diretamente a fertilidade masculina em relação a quantidade produzida e a qualidade dos gametas masculinos.
1️⃣ Ociosidade: O sobrepeso e a falta de atividade física é um dos fatores que diminuem a qualidade seminal;
2️⃣ Alimentação: Além do aumento do peso, ingerir alimentos com alto teor de gordura TRANS influencia negativamente a fertilidade;
3️⃣ Alcoolismo: Estudos apontam que o consumo recorrente e excessivo de álcool afeta a qualidade e a quantidade dos espermatozoides;
4️⃣ Anabolizantes: O uso de substâncias para ganho de massa muscular também coloca em risco a capacidade reprodutiva dos homens.
Por isso quando há alguma dificuldade para engravidar, mesmo que não exista nenhuma alteração física, é ideal procurar a ajuda de um especialista em reprodução humana para monitorar a situação e detectar a causa real, tratando da maneira correta. A fertilidade masculina também precisa de atenção!
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.