O teste genético pré-implantacional (PGT) é uma técnica que possibilita a identificação de diferentes doenças genéticas e anormalidades cromossômicas a partir da análise de células embrionárias.
Indicado para casais portadores de doenças hereditárias para melhorar o prognóstico nos tratamentos de reprodução assistida, é o único método que permite evitar a transmissão de distúrbios genéticos para a próxima geração.
O teste proporciona que sejam conhecidos os embriões saudáveis, antes da transferência para o útero. Com isso é possível reduzir significativamente não apenas alterações genéticas, mas também outras complicações como um aborto, por exemplo.
Ainda que seja uma técnica complementar à FIV e exclusiva do tratamento, o teste PGT pode ser feito por qualquer pessoa com suspeita ou confirmação de distúrbios genéticos, independentemente de problemas de fertilidade. No entanto, para isso é necessário fazer o tratamento.
Converse com um especialista em reprodução para entender a necessidade do teste para o seu caso e qual a melhor opção de tratamento.
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.