A Azoospermia é definida como a ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado e pode ser classificada em dois tipos:
1- Não obstrutiva: produção de espermatozoides insuficiente para que apareça no ejaculado, porém podendo existir pequenas áreas de produção nos testículos.
2- Obstrutiva: existe algum bloqueio do sistema de transporte do espermatozoide ao meio externo. Nesse contexto, o homem ejacula normalmente, porém o sêmen não contém espermatozoides, impedindo a fecundação.
A doença é uma das causas de infertilidade masculina e pode ser gerada por disfunções hormonais ou alterações genéticas e testiculares ou por condições que obstruem os ductos que transportam espermatozoides para o exterior, entre elas a vasectomia ou devido a doenças, traumas, anormalidades do epidídimo ou canal decorrentes de mutação cromossômica.
O diagnóstico é feito através do espermograma e avaliação clínica. As técnicas de reprodução assistida são aliadas do casal nestes casos, permitindo a realização do sonho de conceber um filho!
Você sabia que os homens têm a mesma chance de ter infertilidade que as mulheres?
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.