Endometriose e adenomiose são a mesma coisa?
A adenomiose é uma doença inflamatória que provoca intenso fluxo sanguíneo durante o período menstrual (podendo ou não ser acompanhado de fortes cólicas) e, em alguns casos, aumento uterino.
Ambas possuem sintomas semelhantes e podem coexistir, onde a mulher com endometriose pode ter também adenomiose e vice-versa.
Na endometriose, o tecido endometrial se instala em outros órgãos, como nos ovários, no intestino e na bexiga. No caso da adenomiose, o tecido endometrial cresce apenas na parede do útero, o miométrio.
O tratamento de ambas muitas vezes é semelhante. Na adenomiose, se a mulher pretende engravidar, o tratamento envolve medicamentos para alívio dos sintomas e melhora da doença. Utilizamos medicamentos orais, injetáveis ou mesmo o DIU hormonal, com o objetivo de reduzir bastante as menstruações, e dificultar o crescimento das lesões. É muito importante conhecer as particularidades de ambas para definir o melhor tratamento possível para a endometriose e adenomiose.
Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.