A progesterona é o hormônio que trabalha na fase lútea do ciclo menstrual, preparando o endométrio para a recepção do óvulo fecundado, deixando tudo pronto para a implantação.
Além de preparar o endométrio, a progesterona tem papel importante na manutenção da gravidez e no preparo das mamas para amamentação.
A dosagem da progesterona serve para indicar a presença da ovulação. Quando está baixa indica que não houve ovulação e em níveis adequados, indica a ocorrência da ovulação.
Estando a progesterona adequada, conclui-se que tivemos ovulação, e, portanto, a fertilização pode ocorrer. Se a progesterona estiver baixa, precisamos seguir uma nova estratégia pois atinge diretamente as chances de gravidez!
Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.