Fertilização in vitro em casos de vasectomia

Dra. Sílvia Joly Mattos – Dentro da Reprodução Assistida, a Fertilização In Vitro (FIV) é atualmente o método de tratamento com os melhores resultados. No procedimento realizado em laboratório, fazemos a fecundação do óvulo com o espermatozoide, observamos o desenvolvimento dos embriões atentamente e depois fazemos a transferência para o útero da mãe, onde será gestado até o nascimento. A FIV normalmente é indicada para alguns casos de infertilidade. E, atualmente, tem sido uma opção para casais cujo homem fez o procedimento de vasectomia.

Por isso, quando ocorre o desejo do casal de ter filhos, mas o homem realizou a vasectomia, é importante procurar um médico especialista em reprodução assistida. Em alguns casos, é possível realizar a reversão do procedimento. Porém, nem sempre a reversão consegue bons resultados.

Quando o casal opta pela FIV, a principal diferença no processo é que, na situação do homem, a coleta é realizada através de punção testicular. Mesmo após a vasectomia o paciente ainda possui células reprodutoras no sêmen e por isso é possível ser pai.

O procedimento para coleta dos espermatozoides normalmente é realizado no mesmo dia da punção dos óvulos da parceira. Lembrando que, na mulher, é realizada uma indução ovariana com medicamentos, e a seguir punção dos óvulos para que a fertilização ocorra em laboratório.

Os principais motivos para se considerar a FIV em homens vasectomizados são: há quanto tempo foi feita a vasectomia, pois quanto maior o período da obstrução dos dutos, menores as chances de gravidez; a forma como foi realizado o procedimento, pois se houve cauterização ou retirada de fragmentos dos vasos não haverá material suficiente para a recanalização; a condição de fertilidade da parceira, já que ao reverter uma vasectomia considera-se uma fecundação natural; se a mulher apresenta problemas para engravidar; entre outras situações.

É muito importante procurar um médico especialista em reprodução assistida para analisar a melhor opção.

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share: