As doenças de tireoide, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo, podem sim interferir na fertilidade feminina.
Seja a escassez ou o excesso dos hormônios produzidos pela tireoide, isso acaba refletindo de forma negativa uma vez que eles precisam trabalhar em equilíbrio com os restantes dos hormônios da fertilidade para o desenvolvimento dos óvulos e para preparar o corpo para a gravidez.
A tireoide dificulta, mas não impede a gravidez. Em ambos os casos há uma disfunção da ovulação. E na gestação, é preciso fazer um planejamento e acompanhamento especial com o apoio de um endocrinologista.
Nos casos de hipertireoidismo é preciso um pouco mais de atenção, pois o excesso dos hormônios pode provocar problemas como o aborto espontâneo.
Há muitas razões para a infertilidade, e nem todas estão associadas a problemas na tireoide. Mas se você já tem conhecimento sobre alguma disfunção na tireoide e está tentando engravidar, procure um médico especialista para acompanhar o seu caso.
SOBRE MIM
Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.