Dificuldades para engravidar? Existe a Reprodução Assistida de baixa complexidade

Dra. Sílvia Joly Mattos –

Nem sempre um casal com dificuldades de engravidar precisará passar por um processo de Fertilização In Vitro. Existe a reprodução assistida de baixa complexidade, tratamento realizado para aumentar a fertilidade da mulher ou do casal. O tratamento consiste em ampliar a probabilidade de fecundação in vivo (dentro do organismo feminino) por meio de técnicas como o coito programado e a inseminação intrauterina. Na reprodução assistida de baixa complexidade não há necessidade de manipulação em laboratório de oócitos e embriões.

Ao indicar o tratamento, temos de considerar alguns critérios mínimos, como a capacidade espontânea ou induzida de ovulação, permeabilidade das trompas e útero adequado para a gestação. Já o homem precisa ter uma qualidade e uma quantidade mínima de espermatozoides. Outros fatores determinantes são a idade da mulher e o tempo de infertilidade.

No caso de indicação do coito programado, determinamos o melhor período do ciclo menstrual para o casal ter relações sexuais, aumentando, assim, as chances de gravidez. Esse método pode ser feito tanto no ciclo menstrual natural quanto no ciclo menstrual auxiliado por medicamentos indutores da ovulação, que é o mais comum.

Em relação aos indutores de ovulação, esses medicamentos são administrados por via oral ou de forma injetável logo no início do ciclo menstrual durante certo período de tempo, durante o qual realizamos ecografias de controle da ovulação, para monitorar o crescimento dos folículos. Após essa fase, em muitos casos a mulher toma uma injeção do hormônio HCG que permite a ovulação em torno de 35-36 horas após a aplicação.

Já na inseminação intrauterina, também é realizada a indução de ovulação, controle com ecografias e injeção de HCG. A diferença é que transferimos, por meio de uma fina cânula, os espermatozoides “processados” em laboratório para a cavidade uterina no momento com maior probabilidade de concepção. O procedimento é rápido e indolor. A Inseminação Intrauterina só deve ser indicada em algumas situações específicas, avaliadas em cada caso.

Se você está passando pelo sentimento de frustração por não conseguir engravidar de forma natural, deve procurar auxílio de um médico especialista em Reprodução Assistida para avaliar qual tipo de tratamento pode ser indicado para seu caso.

Dra. Sílvia Joly Mattos, de Campinas/SP, é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Reprodução Humana e Vídeo-Histeroscopia.

Share: